Locação - informações aos proprietários - Pauluk Negócios Imobiliários

Disponibilizando seu Imóvel para Locação

Entre em contato conosco que faremos uma avaliação do aluguel. Nossos profissionais são dedicados exclusivamente à locação, e determinarão o valor correto para locação com rentabilidade, agilidade e segurança.

 O proprietário deverá apresentar seus documentos pessoais; um título de propriedade do imóvel (escritura, matrícula, contrato de compra e venda, etc.); faturas de água, luz, IPTU; condomínio se houver. Para imóveis comerciais vamos precisar também do Habite-se e planta do imóvel.

Contrato de Administração

Depois de verificada documentação e determinado o preço do imóvel, será firmado contrato de prestação de serviços entre proprietário e imobiliária. Neste momento é importante que o proprietário informe interesses sobre a negociação para que possa ser filtrado as propostas enviadas.  

Divulgação

A Pauluk Imóveis anuncia os imóveis para locação em seu website e nos maiores portais imobiliários da região. Além de contar com uma equipe de corretores com ampla carteira de clientes.

Vistoria

Antes da locação os imóveis são vistoriados por profissionais especializados. Tudo é fotografado, filmado e descrito detalhadamente para que no ato da devolução do imóvel ele esteja nas mesmas condições de quando alugado.

Contratos

Depois de assinados os contratos e vistorias ficam disponíveis para proprietários e locatários a qualquer momento.

Repasse do Aluguel

Para comodidade e segurança de todos, fazemos o repasse do aluguel exclusivamente através de transferência bancária. O prazo contratual é de 5 dias úteis, mas normalmente fazemos o pagamento de 4 a 5 dias corridos do vencimento do aluguel. Em geral os aluguéis contratados vencem no dia 10 de cada mês, ou seja, o valor estará depositado até dia 15. Enviamos por e-mail a prestação de contas.

Reajustes

Contratos são reajustados anualmente de acordo com índice oficial de inflação, IGP-M. A legislação veda aluguel indexado por salário mínimo, dólar ou qualquer índice não oficial. A negociação do valor do aluguel é livre, e pode estabelecer descontos periódicos, acréscimos futuros, etc.

Despesas do Imóvel

Normalmente o Locatário é responsável pelo pagamento do aluguel e das despesas relativas ao imóvel como IPTU, Condomínio e consumos de água, luz, gás, etc., exceto nos casos em que houve negociação específica.
 A Pauluk Imóveis cobra do locatário, junto com boleto do aluguel, o IPTU. Esses valores são repassados ao proprietário junto com o valor do aluguel. Atenção! A Pauluk não faz o pagamento dos carnês, que ficam com o proprietário, que é responsável pelo pagamento.
 O condomínio é pago pelo inquilino diretamente à administradora, que emite boleto com as despesas ordinárias e também eventuais Fundos de Reserva e Chamadas de Capital, que são de responsabilidade do proprietário.
 Se houver fundo de reserva e/ou chamada de capital, a Pauluk debita este valor do repasse mensal do proprietário, e credita ao locatário no próximo boleto de aluguel.

Remuneração da Imobiliária

A Pauluk cobra os seguintes honorários:
Taxa de Locação: é cobrada apenas no primeiro mês do contrato. O valor é de 100% do valor integral de um mês de aluguel.
Taxa de Administração: cobrada mensalmente e percentual é de 10%.

Taxa de Renovação: Não há cobrança quando contrato é apenas reajustado por índice inflacionário.

Manutenção

De acordo com a legislação, o proprietário deve solucionar problemas relativos a vícios ocultos e estruturais do imóvel existentes antes da locação, e o inquilino pelos danos decorrentes do uso.
 É sempre difícil atribuir responsabilidades. Por exemplo: se o inquilino está no imóvel há 2 anos e há um problema com a fossa ou caixa de gordura, ele mesmo deve tomar as providências. Porém se o problema acontece nos primeiros meses de locação, o proprietário deve corrigir.

Eletrodomésticos são bens duráveis que podem parar de funcionar a qualquer momento e sem causa provável, por isso recomenda-se a retirada antes de alugar o imóvel.
 Colocamos em contrato que o locatário é obrigado a aderir o seguro incêndio e a seguradora oferece algumas coberturas para manutenção, mas nem sempre é possível acioná-las.
 Recomendamos aos proprietário que sempre façam os reparos necessários, para manter sempre o inquilino satisfeito e o imóvel ocupado.

Assessoria Jurídica

A Pauluk conta com advogados especializados para prestar assessoria jurídica em caso de despejo, cobrança de aluguéis, renovatórias e revisionais de aluguel. Os honorários dos advogados são pagos pela imobiliária. Consulte excludentes contratuais.

Desgaste do Imóvel e Vistoria

Durante a locação do imóvel é natural que ocorra desgaste. Recomendamos sempre que sejam retirados do imóvel todos os móveis, equipamentos e utensílios que se queira conservar e aqueles que possam ter algum valor intangível.
 Nem todos os danos ou itens desgastados podem ser cobrados do locatário na vistoria final. Por exemplo: jogos de taças iguais, cortinas e persianas que sujam e estragam, equipamentos ou móveis que sofrem ação de umidade, cupins, etc. Também não é possível cobrar pinturas externas caso haja apenas o desgaste natural do tempo, plantas específicas de jardins.
 Em caso de seguro fiança a companhia seguradora tem limites e excludentes de danos.

DIMOB

Anualmente a Pauluk Imóveis faz declaração de rendimentos de todas as operações de locação à Receita Federal, de forma detalhada e mensal.
 Fornecemos aos proprietários declaração de rendimentos que devem ser apresentados à tributação na Declaração Anual de Imposto de Renda.
 Podem ser descontados dos rendimentos as taxas pagas à imobiliária, e algumas despesas relativas ao imóvel locado. Consulte seu contador para detalhes.
 A locação de imóveis gera rendimento e valorização. Para ter a segurança, conveniência e evitar transtornos, conte com a Pauluk Imóveis.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies